A Escola Estadual de Educação Profissional Doutor Salomão Alves de Moura, inaugurada em 2015, pelo Governador Camilo Santana, é uma instituição da rede estadual de ensino, mantida pelo Governo do Estado do Ceará, vinculada à Secretaria da Educação, pertencente à jurisdição da 8ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação/CREDE 8-Baturité. Localizada na zona urbana do município de Aracoiaba, no endereço Avenida Manoel Batista da Silva, s/n – Bairro Solon Lima Verde, Aracoiaba/ CE. Sua denominação tem homenagem ao professor, advogado e proprietário da antiga e extinta escola denominada “Ginásio Virgílio Távora”, Dr. Salomão Alves de Moura, do município de Aracoiaba.
A escola registrada no MEC com o código do INEP Nº 23252375, tem em sua capacidade máxima para atender a uma demanda de matrícula de 540 estudantes/ano, com infraestrutura, mobiliário, equipamentos, materiais e recursos pedagógicos necessários para o seu funcionamento, como: 01 pátio interno, no térreo, com circulações e sanitários – masculino e feminino; 01 bloco com 12 salas de aulas, com capacidade para 45 estudantes cada, além de sanitários masculino e feminino, no piso superior; 01 auditório, com capacidade para 184 acentos, além de sala técnica e sanitários masculino e feminino; 01 bloco administrativo, com salas para a diretoria, coordenação, professores e secretaria, além de sanitários masculino e feminino e copa cozinha; 01 bloco com cozinha, cantina, refeitório, depósitos para alimentos e materiais, além de sanitários masculino e feminino; 01 laboratório de Línguas; 01 laboratório de Informática; 01 laboratório de Biologia, 01 laboratório de Química, 01 laboratório de Física, 01 laboratório de Matemática, 01 laboratório técnico do Curso de Administração, 01 laboratório técnico do Curso de Edificações, 01 laboratório técnico do Curso de Massoterapia, 01 laboratório técnico do Curso de Desenvolvimento de Sistemas; 01 biblioteca, com piso inferior e superior; 01 ginásio esportivo, com vestiários e sanitários, além de sala de coordenação; 01 teatro de arena; 01 rampa de acesso ao bloco do piso superior; 01 elevador de acesso ao piso superior da biblioteca.
Atualmente, acolhe estudantes dos Municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Itapiúna e Redenção(Antônio Diogo), com o propósito de Integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica através de educação acadêmica de excelência, formação para o mundo do trabalho, práticas e vivências em protagonismo juvenil.
A EEEP Dr. Salomão Alves de Moura atende uma matrícula inicial de 522 estudantes, divididos em 12 turmas, distribuídos nos Cursos Técnicos: em Administração, em Desenvolvimento de Sistema, em Edificações, em Massoterapia e em Redes de Computadores e por ofertar Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, conforme orientação e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, funciona com regime integral, ou seja, o estudante permanece na escola no horário de 7 horas até às 16:30 horas, desenvolvendo a formação geral, apto a continuar sua formação acadêmica, no ensino superior, bem como a formação técnica profissional nos cursos citados anteriormente, apto a ingressar no mercado de trabalho. Sendo assim, cumpre o papel de desenvolver no estudante as competências sócio educativas, culturais e emocionais necessárias ao exercício da cidadania plena.
Durante seus 08 anos de trajetória, a EEEP Dr. Salomão Alves de Moura construiu uma história de sucesso, como mostram as aprovações nas Instituições de Ensino Superior. Seguindo a série de aprovações em IES, em 2017 tivemos 86 aprovações, em 2018 tivemos 73 aprovações, em 2019 tivemos 141 aprovações, em 2020 tivemos 102 aprovações, em 2021 tivemos 169 aprovações, em 2022 tivemos 235 aprovações e em 2023, a escola teve 242 aprovações em instituições públicas e particulares, nos mais variados cursos, como o de Medicina, por exemplo, onde já tivemos 5 estudantes aprovados ao longo dos anos.
Os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas também comprovam o compromisso com a aprendizagem significativa e o desempenho de nossos estudantes. No ENEM 2023, a média de Redação nos primeiros anos foi 552,4, dos segundos anos foi 678,6 e dos terceiros anos foi 679,2 somando uma média geral da escola de 636,7, onde tivemos 80 estudantes com nota acima de 900 pontos na Redação.
No SPAECE 2023 também tivemos um crescimento considerável, o índice de proficiência de Língua Portuguesa chegou 307 pontos, com um crescimento de 8 pontos em relação a 2022 e em Matemática chegamos a 311 pontos com um crescimento de 17 pontos em relação a 2022.
Todos esses resultados são fruto de um incessante trabalho em equipe, alicerçado no planejamento, correção de rotas, intervenções, tendo sempre a frente o olhar pedagógico e cuidadoso da nossa gestora para nortear o processo de ensino aprendizagem. Não esquecendo do papel fundamental exercido pelos nossos educandos, que abraçam diariamente a busca pela educação pública de qualidade.